adsense

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

COMO ENFRENTAR O PERÍODO DE TPM



                                                                           

 


TPM, é uma porção de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem no decorrer do ciclo menstrual uns dez dias antes da menstruação. Esses sintomas podem ser muito intensos que podem atrapalhar o cotidiano da mulher, e já foram catalogados 150 sintomas diferentes que pegam as mulheres em todo o seu período fértil.

Esse problema todo é porque há uma variação nos índices hormonais, e esses sintomas afetam a mulher biologicamente, psicologicamente e socialmente, e essa variação hormonal é considerada normal.
O processo mais difícil está na segunda metade do ciclo feminino. 
É quando entra a progesterona, o hormônio que prepara o corpo para a fecundação e para a gravidez, é aí que os problemas aparecem. Isso porque nessa hora ,ela também diminui os níveis de serotonina no cérebro, um neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar. 
Daí os sintomas como irritabilidade, ansiedade, depressão e tantos outros.
O tratamento depende dos sintomas e vão desde uma alimentação balanceada , exercícios físicos até mesmo utilização de medicamentos.
Alguns dos muitos sintomas cólicas abdominais, seios doloridos,dor de cabeça, cansaço, Irritação por quase nada aparente,,inchaço,retenção de liquido, nervosismo,depressão, fome em excesso, falta de atenção, erupção na pele de acnes,sensibilidade aguçada,descontrole da raiva,vontade de chorar, enfim é uma enxurrada de sintomas desagradáveis e ter que lhe dar com isso na escola, no trabalho, com a família exige muita compreensão de quem esta convivendo com essa mulher.
O tratamento com medicamentos é direcionado para cada um dos sintomas que deve ser investigado individualmente.
Dependendo da intensidade do sintoma, o médico pode receitar antidepressivos, anti-inflamatórios, analgésicos ou diuréticos. 
A maioria desses tratamentos propostos não se mostraram mais eficazes do que tratamentos placebo (progesterona, espironolactona, óleo de prímula e vitaminas B6 e E, ingestão de cálcio e magnésio). 
A fluoxetina, foi a única droga que mostrou eficácia, entretanto foi aprovada pelo FDA apenas para (Forma mais acentuada de TPM, sem conseguir acabar com os sintomas de raiva, irritabilidade e tensão). 
Na Europa esta droga não é aprovada nem mesmo em casos agudos.
Atualmente surgiu no mercado uma novidade que é um novo contraceptivo oral que acaba de receber o aval contra a TPM. 
Ele tem efeito diurético, e age prevenindo a gravidez e amenizando os sintomas relacionados à retenção de água. Por isso, não deixe de procurar ajuda se o incômodo naqueles dias for realmente grande. 
Apesar de não ter uma cura definitiva, é perfeitamente possível manter tantos males sob controle.Então é melhor evitar meios muito drásticos quando os sintomas estiverem amenos e que possam ser controlados por meios alternativos, e tentar conter essas sensações desagradáveis
Prevenção ainda é a melhor palavra em todas as questões de saúde, e sempre há medidas simples que podem ajudar..
A TPM não tem sintomas constantes em cada período menstrual ela pode variar,com maior o menor intensidade também, mas pode-se prevenir ou amenizar esses sintomas.






Aqui estão algumas dicas que podem ajudar.
1-Evitar alimentos que tem muita gordura, sal, açúcar, cafeína, se alimentar com fontes de cálcio ajuda, leite, iogurtes, espinafre é muito bom e não beber nada que contenha álcool)não fumar, se exercitar com frequência(3 x por semana),exercícios ,aeróbicos, e controlar o máximo possível o estresse.
2- Fazer refeições mais leves com frutas, verduras ,legumes, alimentos com fonte de cálcio ajudam bem(leite e iogurte)
3- Beber líquidos , chás diuréticos,que acalmam, como erva cidreira, camomila,funcho,enfim esses chazinhos gostosos que tomamos em dias frios para trazer calma e aconchego aos corações.
4-Repousar bem,e manter a mente tranquila, ver um filme, ler um bom livro, manter o psíquico equilibrado.
5-Respirar bem,oxigenar bem o organismo.
6-Contar com a compreensão das pessoas de sua convivência de que você  está em um período delicado e que tem sensações desagradáveis e que deve ser evitado situações de provocações emocionais.
7-Enfim enfrente a TPM com bom humor e vontade de que esses sintomas desagradáveis passem bem rápido...