adsense

quinta-feira, 5 de maio de 2016

COMO TRATAR A ANEMIA PERNICIOSA



Tenho aprofundado meus estudos em carências nutricionais, e uma que me intrigou foi a da famosa B12, sua fonte é de origem animal e sua falta é gritante no organismo,então resolvi fazer essa matéria para informar ...hoje muitos são vegetarianos e de linhas que não fazem utilização de proteínas animais de espécie alguma,eu respeito totalmente acho que cada um tem seus motivos,suas crenças...e aí onde entra essa questão da B12 no organismo,é preciso uma suplementação para que tudo fique em ordem,eu sei que há fatores que  influenciam para que não haja nada com a saúde como trabalhos meditativo,vibrações e muita coisa legal, conheço bem essa busca transformadora  e curativa ,mas talvez nem todos consigam ir caminhando bem nesse caminho,dai uma suplementação pode ajudar bastante...vale a pena saber um pouco mais.


 O que é anemia perniciosa?
A anemia perniciosa, também chamada anemia macrocítica, anemia perniciosa congênita, anemia perniciosa juvenil ou anemia por deficiência de vitamina B12 é uma doença autoimune que leva a uma redução dos glóbulos vermelhos por deficiências de absorção da vitamina B12 no intestino delgado.
A deficiência de vitamina B12 é frequente entre as pessoas idosas, atingindo prevalência superior a 20%, entretanto suas manifestações clínicas iniciais são sutis
HISTÓRICO
Em 1948, o isolamento da vitamina B12 do fígado marca um grande passo no tratamento da anemia perniciosa e outros tipos de anemia macrocítica, supondo-se ser a vitamina idêntica ao “fator extrínseco”. Seu emprego por via oral é eficiente graças à presença do “fator intrínseco” existente no suco gástrico normal, indispensável para sua absorção.
A Vitamina B12 constitui fator essencial ao crescimento de diversas espécies animais, achando-se envolvida como uma substância intermediária na formação dos glóbulos sanguíneos, da bainha dos nervos e várias proteínas.
A vitamina B12 é absorvida no trato intestinal por mecanismos ativos ou de difusão passiva, dependendo do fator intrínseco, que é uma enzima mucoprotéica, presente na secreção gástrica.Consumo de remédios como ácidos acetilsalicílicos, anti-inflamatórios, reduzem a produção dessa proteção que é o fator intrínseco dificultando a absorção da B12.
A vitamina B12 é um fator importante no metabolismo dos ácidos nucleicos, essencial para o funcionamento correto de todas as células do organismo, especialmente do trato gastrointestinal, tecido nervoso e medula óssea.
Algumas outras doenças também podem aumentar o risco da anemia perniciosa, como a doença de Addison, a miastenia gravis e a diabetes tipo 1, entre outras. A anemia perniciosa congênita, em que os bebês não produzem o fator intrínseco, pode ser hereditária, por um distúrbio autossômico recessivo, mas isso é muito raro.

FONTES
A vitamina B12 esta presente nos alimentos proteicos de origem animal, especialmente nas vísceras, leite cru, ovos ,carnes. Essas características fazem com que alimentações vegetarianas radicais não ofereçam vitamina B12. Dessa maneira, os vegetarianos precisam obter a vitamina B12 de fontes não-dietéticas, sendo que muitos deles tomam regularmente injeções ou comprimidos de vitaminas B12.
A síntese da vitamina B12não é realizada por animais ou plantas, somente certos microrganismos são capazes de sintetizá-la. Os humanos  são incapazes de sintetizar esta vitamina e, portanto, completamente dependentes da dieta para sua obtenção.
ALGUMAS CAUSAS POSSÍVEIS
Defeito na absorção pelo trato gastrointestinal, causado por gastrite atrófica, enfraquecimento do revestimento interno do estômago;úlceras.
Fatores hereditários e histórico familiar para anemia perniciosa;
Doença celíaca;
Acidúria metilmalônica, uma doença hereditária que atinge o metabolismo e que provoca o acúmulo de ácidos no organismo;
Homocistinúria, um distúrbio genético que afeta os olhos, a coagulação sanguínea e até mesmo os ossos,
Cirurgia bariátrica,
Tratamento da tuberculose com base no ácido para-aminosalicílico,
Má nutrição na infância;
Pouco consumo de proteínas de origem animal.
E ainda , mulheres grávidas que não se alimentarem corretamente durante os meses de gestação podem dar à luz a filhos com anemia perniciosa congênita. Os bebês com este tipo de anemia perniciosa não produzem o fator intrínseco ou, então, não são capazes de absorver a vitamina B12 corretamente.
Há a suspeita, ainda, de que a ausência do fator intrínseco possa estar relacionada a uma doença autoimune, na qual os anticorpos que deveriam proteger nosso corpo de agentes invasores acabam por destruir células e tecidos saudáveis do organismo por engano.




 RISCOS
Apesar de poder surgir em qualquer pessoa de qualquer parte do mundo, a incidência maior de anemia perniciosa ocorre no norte da Europa e em países escandinavos. Além disso, a doença costuma aparecer depois dos 30 anos de idade, mas também pode surgir antes, principalmente em crianças (anemia perniciosa juvenil). Este tipo da condição atinge as crianças antes de elas atingirem os três anos de idade.
Além disso, outras doenças também podem aumentar o risco de uma pessoa vir a desenvolver anemia perniciosa, como:
Doença de Addison-Distúrbios da tireoide, como hiperparatireoidismo- hipopituitarismo
Miastenia grave-Amenorreia-Diabetes-Disfunção nos testículos-Vitiligo.
SINTOMAS
Algumas pessoas com anemia perniciosa não apresentam sintomas, ou  os sinais são muito brandos e às vezes podem nem ser notados. E são:
Diarreia-Constipação-Fadiga-Perda de apetite-Palidez-Déficit de atenção e outros problemas de concentração-Dificuldade para respirar-Língua inchada ou avermelhada-Sangramento na gengiva.
Além disso, permanecer por longos períodos de tempo com níveis baixos de vitamina B12 pode causar danos ao sistema nervoso e ao surgimento de outros sinais e sintomas, como:
Confusão mental-Depressão-Perda de equilíbrio-Dormência e formigamento nas mãos e nos pés
COMPLICAÇÕES
A anemia perniciosa pode alterar os resultados dos exames sanguíneos da bilirrubina, do colesterol, da gastrina e da fosfatase alcalina. A mulher que tenha níveis baixos de vitamina B12 pode ter um resultado falso positivo do esfregaço de Papanicolau porque a deficiência dessa vitamina afeta a aparência das células epiteliais.
Os pacientes com anemia perniciosa têm maior tendência a apresentar pólipos e câncer gástricos.
Havendo uma ingestão exagerada dessa vitamina, ocorre a excreção por via urinária
TRATAMENTO
Você deve consultar um médico se apresentar sintomas que possam estar relacionados à deficiência de vitamina B12 no organismo. Fique atento, também, aos sintomas decorrentes de longos períodos sem as quantidades necessárias desta vitamina no corpo.Pode buscar ajuda e orientação  sobre suplementação e alimentação com Nutricionistas.
Fontes de Pesquisa
Apostilas ,livros e arquivos

  • DUTRA-DE-OLIVEIRA,J.E. MARCHINI,J.S.Ciência Nutricionais.1ºed. São Paulo: 
  • SAVIER,1998.FRANCO. Guilherme.Tabela de composição química dos alimentos. 9ºed. São 
  • Paulo: ATHENEU, 2003.VERRASTRO.Therezinha. Hematologia e hemoterapia; fundamentos de morfologia, fisiologia, patologia e clínica. 1ºed. São Paulo: ATHENEU, 2005.file:///C:/Users/Usuario/Downloads/1547-5584-2-PB.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURANDO!!!