adsense

domingo, 1 de novembro de 2015

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PODE AUXILIAR NESSA LUTA CONTRA O CÂNCER







Terminando o Outubro Rosa com campanhas direcionadas para as mulheres se cuidarem e estarem atentas para a prevenção do câncer,com alimentação antioxidante,atenta aos exames periódicos,vem agora o alerta aos homens ,para prevenção do câncer de próstata, e aí tenho estudado muito sobre a alimentação e segue algumas dicas  de substancias antioxidantes que há e onde encontra-los na alimentação e o que benefícios nos dá.

Sim ,existem nos Alimentos elementos que previnem o Câncer
Vale a pena conhecer...
Alguns Alimentos ANTIOXIDANTES. O que significa antioxidante?

 Por definição, antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.
Polifenóis-Os polifenóis são uma classe de compostos bioativos encontrados nos vegetais-
Frutas (uvas, cereja, laranja, limão, maçã, amora, morango, caju, jabuticaba, mirtilo, ameixa, damasco)
Hortaliças (couve, couve-flor, tomate, alho, cebola, espinafre, repolho, rabanete, escarola, mostarda, nabo, beterraba)
Sementes Oleaginosas (castanhas, nozes, amendoins, amêndoas, pistache), Ervas Aromáticas e Especiarias (alecrim, manjericão, manjerona, sálvia, alfavaca, gengibre, canela, açafrão, cúrcuma, colorau, cravo)
Bebidas (suco de uva integral, suco de amora integral, suco de mirtilo, chá verde, chá branco, vinho tinto)
Chocolate amargo (com mais de 65% de cacau).

A ação dos polifenóis ocorre, principalmente, por meio da quelação de minerais, da ligação de receptores e enzimas do organismo e capitação direta de radicais livres. Dessa forma, podem ativar ou silenciar genes, ativar reações metabólicas, atuar na metilação do DNA e de proteínas, inativar radicais livres – reduzindo o processo inflamatório, modulando a atividade de moléculas, como a NF- Kappa B e impedindo o avanço da carcinogênese, por exemplo.

Flavonoides- Os flavonoides (também conhecidos como bioflavonoides), são produtos do metabolismo vegetal encontrado em diversas frutas, flores e vegetais. Já foram identificados mais de 5 mil diferentes flavonoides, que podem ser classificados como chalconas, flavonas, isoflavonas, antocianinas, auronas, flavonóis, etc. Grande atenção tem se voltado para os flavonoides uma vez que eles possuem importantes propriedades biológicas, como antirreumática antioxidante, anti-inflamatória, e até mesmo anticâncer, são indicados como prevenção de alguns tumores.
Alimentos 
Chá preto, branco e verde.
Soja e derivados.
Frutas vermelhas- (Morango, amora, framboesa e mirtilo (blueberry) )
Alho-É rico em flavonoides,
Maçã-Rica em vitaminas, sais minerais, fibras e um flavonoide chamado quercitina. A quercetina ajuda a reduzir o risco e certos cânceres, como o de estômago, pulmão e fígado.
Chocolate Amargo.Contém altos níveis do flavonoide catequina poderoso anti-oxidante. Sempre prefira os chocolates amargos com alto teor de cacau e baixo teor de gorduras
Uva (e derivados).

Betacaroteno-Um nutriente Regenerador
Beta Caroteno é o composto Carotenóide responsável pelo pigmento alaranjado de frutas e vegetais. Poderoso Antioxidante, evidências sugerem que o Beta Caroteno ajuda na proteção do organismo contra o Câncer e o envelhecimento das células, sem contar outros inúmeros benefícios.

Alguns Alimentos-Acerola,cenoura,laranja,abóbora,maracujá,melão,manga,brocolis,manga,suco de tomates,pêssego,espinafre,goiaba

Licopeno-Licopeno é a substância natural responsável pela cor vermelha profunda em muitos alimentos, mais particularmente no tomate(que cozido libera o licopeno).
No entanto, não é por este fato que o licopeno é famoso.
A maioria das pessoas está familiarizada por causa dos muitos benefícios para a saúde que ele proporciona, por exemplo como um agente de combate ao câncer e um poderoso antioxidante.
Alimentos-
Goiaba: contém em média 37 calorias e meia grama de gordura. Tem 5204 mg de licopeno por 100g;

Melancia: uma fatia de melancia contém em média 86 calorias e menos do que meia grama de gordura. Tem 4532 mg de licopeno por 100 g;

Tomates(cozido): uma das maneiras mais fáceis de consumir licopeno. Tem 3041 mg de licopeno por cada 100g;

Mamão: um mamão papaia tem somente 68 calorias e menos de meia grade de gordura. Tem 1828 mg de licopeno por cada 100 g;

Toranja: metade de uma toranja tem 41 calorias e nenhuma gordura (virtualmente falando). Tem 1135 mg de licopeno por 100 g;

Pimentão vermelho (cozido): meia xícara de pimentão vermelho refogado tem 71 calorias. Tem 484 mg de licopeno por 100 g;

Aspargo (cozido): meia xícara de aspargo cozido tem somente 20 calorias e 0.2 gramas de gordura. Tem 30 mg de licopeno por cada 100 g;

Repolho roxo: uma xícara de repolho roxo tem aproximadamente 28 calorias e 0.14 gramas de gordura. Tem por volta de 20 mg de licopeno por cada 100 g;

Manga: metade de uma manga tem 101 calorias e 0.6 gramas de gordura. Tem aproximadamente 3 mg de licopeno por cada 100 g;

Cenoura: uma cenoura em tamanho médio tem 25 calorias e 0.15 gramas de gordura. 100 g de cenoura tem por volta de 1 mg de licopeno.

FIBRAS
Fibras –Auxiliam no funcionamento do intestino,elimina toxinas.
(devem ser ingeridas sempre acompanhadas de muita água)

Feijão preto (15 g de fibras a cada xícara)

Outros grãos

Além do feijão, ervilha (8g de fibras a cada xícara); grão-de-bico (8g a cada ¾ de xícara) (foto); e lentilhas (15,6g de fibras a cada xícara) são outras possibilidades para variar o consumo diário de grãos.

Sementes e cereais
A chia (6,2g de fibras por colher de sopa); a linhaça (33,5g de fibras em 100g); e a aveia crua (9,1g de fibras em 100g do produto) são boas fontes de fibras alimentares e podem ser acrescentadas a iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, cereais e massas de pão e bolo.

Batata Doce (5g de fibra em uma unidade média do alimento)
Além de fibras, ela também é fonte de ferro, vitaminas A e C e potássio, e tem alto teor de vitamina E.

Frutas
Algumas delas são ótimas fontes de fibras, como a goiaba (10g de fibras a cada unidade), maçã (5 g de fibra em uma unidade média), pera (5,5g de fibra em uma unidade média) e abacate (10 g de fibras por unidade).

Brócolis (5,1 g de fibras em cada xícara do alimento cozido, segundo o endocrinologista)
“Pesquisas recentes apontam que o brócolis ajuda a prevenir o câncer”, alerta Cury. Uma boa dica é misturar o vegetal a outros preparos, como na receita de arroz de brócolis.

Milho (3,5g de fibras em 3 xícaras de milho cozido)
“Na hora de escolher um petisco na praia ou preparar um lanchinho em casa, pode aproveitar as fibras do milho cozido. Mas nada de acrescentar manteiga ou muito sal”, alerta Cinthia.

Alcachofra (10,3 g de fibras em uma unidade cozida)
O alimento é rico em silimarina, um antioxidante que pode melhorar a saúde do fígado.

Abóbora (3 g de fibra por xícara do alimento cozido)
Com ela você também obtém vitamina A em grande quantidade, além das vitaminas C e E, e potássio.

Fito nutrientes-Estão concentrados nas peles de muitos legumes e frutas, e são os responsáveis pela sua cor, pela tonalidade, aroma e sabor. Em menor escala, também são encontradas em grãos e sementes. 
Exemplos de alimentos ricos em fito-nutrientes são os tomates, cebolas vermelhas, chá verde, uva, repolho roxo, brócolis, salsa, espinafre, framboesa, amora-preta, e o alho, entre muitos outros .são os componentes biologicamente ativos que são os responsáveis pela pigmentação do alimento. Diminuem, ou neutralizam a circulação de radicais livres (que podem danificar o DNA de uma célula, podendo destruir, ou no mínimo fazer alguns estragos no seu corpo, levando-o ao envelhecimento precoce, por exemplo). Os estudos acerca dos fito-nutrientes estão ainda no inicio, mas vêm despertando atenção. Ensaios clínicos revelam que eles podem aumentar a resistência do sistema imunológico, e podem desempenhar um papel de relevante importância na prevenção de determinados cancros.

   “   NUTRIÇÃO BEM ORIENTADA É PREVENÇÃO E  SAÚDE"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURANDO!!!