adsense

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ALIMENTAÇÃO SEM GLÚTEN


Alimentos  
Os alimentos que contém glúten são todos aqueles que podem ser feitos com trigo, cevada ou centeio como bolachas, bolos, biscoitos, pão, torradas, cerveja e qualquer massa que leve farinha de trigo, como a massa de pizza, por exemplo.






O que será Glúten???

Glúten é o nome dado ao complexo de proteína presente no trigo,na aveia,no centeio,na cevada e no malte,um subprodutos da cevada,Quando o glúten é umedecido ele produz a estrutura da massa, a elasticidade que permite a retenção de umidade e de gás produzido pela fermentação.
Atualmente tem aumentado os casos  de doenças relacionados ao consumo de glúten,a mais conhecida é  é a doença celíaca causada pela intolerância ao glúten,que é uma indigestão cônica e que afeta  pessoas de todas as idades e muitas crianças da faixa etária  entre 5 e 1 ano.
Há uma campanha atual ,como uma moda sobre alimentação que fomenta a ideia de todos adotarem a dieta sem glúten o que tem preocupado muitos profissionais da área da nutrição que tem estado atento a essa conduta,o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-3) divulgou estudos de que o glúten só deve ser eliminado da dieta  mediante a diagnóstico clínico confirmado de doença celíaca.
O organismo normal possui enzimas que quebram as moléculas do glúten sem maiores dificuldades,e quando se passa a não ingerir mais alimentos que tem glúten , o organismo também para de digerir com facilidade esses alimentos,porque há uma diminuição da enzima que facilita a digestão e a pessoa passa cada vez mais adquirir  a intolerância ao glúten,que é uma situação muito difícil porque são muitos os alimentos que precisarão ser retirados da dieta.
Os celíacos  sofrem muito com essa restrição que não se limita apenas a tirar os alimentos que tem o glúten,ele precisa se resguardar na alimentação fora de casa ,alimentos preparados com glúten podem migrar para um prato que não contém esse ingrediente só de ser colocado perto,no caso de bufês,restaurantes a quilo, alimentos industriais enfim a restrição é bem grande,a contaminação cruzada pelo glúten para os celíacos é muito grande ,até utensílios da cozinha podem ter traços de glúten ao serem utilizados.
Engorda?
Provavelmente não é o glúten que faz a pessoa engordar. É o consumo em excesso de alimentos altamente calóricos como pão francês e macarrão. Muitas pessoas simplesmente têm uma reação mental a esses alimentos. Eles comem um pedaço de doce e querem outro. Eles comem uma fatia de pizza e querem pizza no dia seguinte.
Hoje é obrigatório ter nos alimentos o símbolo internacional que tem glúten no alimento.
Há farinhas que podem substituir no preparo de pratos ,tornando-os saborosos e sem risco para quem tem a intolerância.
Farinha de arroz,farinha de soja,fécula da batata,amido de milho,amaranto,linhaça,chia,quinoa,gergelim,polvilho e outros.
Aqui é só uma dica ,mas que não substitui uma orientação nutricional de um profissional que é feita de uma maneira individualizada.
Alimentos que tem glúten:
Olha quantos alimentos...

Pão francês-Pão de centeio -Massas de torta
Biscoitos-Cream crackers-Bolachas
Panquecas-Cones de sorvete-Carnes Empanadas
Macarrão
*Leia os rótulos cuidadosamente quando comprar quaisquer dos seguintes alimentos processados:
Sorvete-Pudim-Molho de salada e outros molhos prontos
Caldo de carne-Polpas de frutas-Chiclete
Misturas para bebidas-Doces
Alimentos enlatados ou embalados, especialmente caldos e sopas
Achocolatado-Frios-Batata chips-Calda-Levedura de cerveja
Proteína vegetal hidrolisada-Proteína de plantas hidrolisada
Vinagre de Malte-Sabor de malte
Amido modificado-Glutamato monossódico
Temperos prontos-Molho de Soja
Curry em Pó- Licores
Cerveja, uísque e outros destilados são geralmente derivados de grãos fermentados. Geralmente esses grãos são cevada e centeio, dois grãos ricos em glúten.
Cafés Sensaborizados-Pizza
Cuscuz-O cuscuz é feito de pequenos grânulos de trigo
Aveia-Granola com aveia-Trigo sarraceno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURANDO!!!