adsense

terça-feira, 28 de setembro de 2010

COMO MELHORAR OS SINTOMAS DA GOTA



GOTA


Atualmente tenho me preocupado com as manifestação desse problema de saúde, pessoas próximas tem manifestado sintomas dessa doença cronica com muita frequência, resolvi então fazer uma postagem sobre esse problema, fiquem atentos...

GOTA

Doença que ataca principalmente as articulações e, se não tratada a tempo, pode debilitar órgãos como rins e fígado.
O QUE É?

A gota acontece quando há um acúmulo de ácido úrico no sangue. Isso pode acontecer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância. 
A doença já foi caracterizada como de nobres e ricos, pois carnes e vinho tinto podem desencadear a crise.
CONSEQUÊNCIAS:

(1). A articulação do pé, por ser naturalmente desprotegida, é geralmente a primeira a ser atingida pela gota. A dor é aguda e súbita e a região onde a crise acontece fica vermelha e muito inchada. Os sintomas da primeira manifestação da doença duram entre três e quatro dias.

(2). Se não for feito um tratamento devido desde a primeira manifestação da gota, as crises continuarão e poderão atingir outras articulações como as do joelho.

(3). As articulações dos dedos, punho, cotovelo, mãos e ombros também poderão ser atingidas.

(4). A chamada gota cronica é o estágio mais sério da doença, pois as complicações já se instalaram em outros órgãos do corpo, além das articulações. Neste caso, podem surgir por exemplo deformidades e defeitos irreversíveis nas articulações.

ÁCIDO ÚRICO
Quando as células do corpo são destruídas para que novas células se instalem no organismo, os núcleos de cada uma eliminam substâncias que devem ser excretadas pelo corpo. O ácido úrico é uma delas e deve ser jogado fora pela urina.
A  INCIDÊNCIA
2% da população mundial sofrem de gota;
Entre os doentes, há uma mulher para cada oito homens.
O PROCESSO DA DOENÇA
O tecido conjuntivo é o que fica na união de um osso com outro, na articulação. 
O ácido úrico costuma ser solúvel neste tecido. Quando sua concentração aumenta (em um organismo com pré-disposição genética para sofrer a doença), a gota pode se manifestar.
Um trauma ou uma agressão nas articulações costuma ser o principal desencadeador da gota. A articulação do dedão do pé é a mais delicada do organismo, pois é pouco protegida. Se, por exemplo, o indivíduo caminhar muito durante o dia com sapatos fechados, tende a ficar com os pés inchados.
No fim do dia, hora do descanso, a tendência é de os pés desincharem. Se o indivíduo tiver com acumulo de ácido úrico no sangue, a água sairá rapidamente, mas o ácido permanecerá dentro da articulação. A região fica ácida e o ácido úrico tende a se cristalizar. A crise só acontece se houver cristalização.
A cristalização do ácido úrico provoca a ação dos neutrófilos, células de defesa do organismo que engolem os cristais. Como a quantidade de cristais é muito grande, muitos neutrófilos atuam e provocam a inflamação do tecido. Com isso, vem a crise aguda da gota.
Na maioria das vezes, a primeira crise acontece nos pés. Frequentemente na articulação do dedão. Com menor frequência, na parte de baixo do pé ou no tendão de Aquiles. O sintoma imediato é a dor.
Imediatamente, o pé (ou a parte do corpo acometida pela crise) fica inchado, vermelho e quente. A primeira crise dura cerca de três dias, a segunda vem em torno de dois anos depois e pode permanecer por mais tempo, com dores menos intensas. Se a gota não for tratada com atenção desde sua primeira manifestação, é possível que a doença atinja outras articulações, como joelho, cotovelos, mãos e se torne cronica, com crises permanentes.

TRATAMENTO
A gota não é uma doença que se possa prever. Só se trata do problema quando ele é identificado. O tratamento é feito com remédios capazes de reduzir a produção do ácido ou de aumentar sua eliminação pela urina. 
Para a hora da crise, os medicamentos mais usados são os anti-inflamatórios.
Mas pode ser feito um controle para que não haja esse acumulo de  ácido úrico possa ser eliminado com mais facilidade:
1-Evitar alimentos com muito ácido úrico, como fígado ,carnes, frango, bebidas como vinho tinto e cerveja,pimenta,feijão,grão secos,camarão,bebidas destiladas,queijos salgados,embutidos,amendoim,sal demais  também faz parte do tratamento.
2-ingerir com frequência muito liquido, chás diurético,água de coco,sucos de melão,melancia,morango,laranja,limão , lima da Pérsia,maçã,Pera,caqui,kiwi enfim as frutas são alimentos muito bons para eliminação do ácido úrico.
3- Saladas 
cruas,repolho,cenoura,rabanete,pimentão,acelga,agrião,rúcula,
nabo,abóbora enfim os vegetais em geral.
4- Quando     na crise ou mesmo para se evita-la deve-se fazer saunas pois eliminam as toxinas,outro tratamento é colocar os pés em uma bacia com água morna e uma porção de sal amargo,também ajuda a eliminar as toxinas.

A GOTA E OS RINS
Se o cristal do ácido úrico se depositar nos rins, a doença está em um estágio mais grave. 
A cada inflamação, o rim cicatriza e se retrai. 
Essa retração deixará as artérias mais estreitas. 
O sangue terá mais dificuldade de passar. 
Para tentar resolver o estreitamento arterial, o organismo secreta uma substância, chamada angiotensina, que aumenta a pressão sanguínea. Entretanto, essa hipertensão não acontece apenas no rim, mas em todo o organismo. 
Assim, a gota pode levar às doenças consequente da hipertensão, como enfarto do miocárdio ou derrame.

FIQUEM ATENTOS A ESSES FATORES QUE DESENCADEIAM AS CRISES
  • Trauma nas articulações
  • Alimentos ricos em ácido úrico.
  • O álcool provoca acumulo do ácido úrico nos rins
  • Stress,falta de relaxamento.
  • Falta de tranquilidade mental e emocional.
  • Falta de diversão,curtição,alegria.
  • Desordem no horário  das refeições
  • Sentir raiva ,ficar nervoso com  situações do dia a dia,lembrar que ter esse tipo de atitude não vai resolver nada,só piora  as coisas e a gota também.
  • Não ter bom humor.esquecer de ser feliz.



ALIMENTOS QUE AJUDAM EQUILIBRAR O ORGANISMO
Frutas-pão integral-castanha do pará-leite de soja-batata doce-cebola-alho-aveia-azeite de oliva-
cará-inhame-salsa-rabanete-agrião-água de coco-lima-suco verde-couve-saladas cruas

NA  CRISE
Repouso-alimentação com frutas e pão integral por pelo menos 3 dias-beber muita água-tomar sol pela manhã por pelo menos 30 min-sauna-pedilúvio com eucalipto e sal grosso ou com sal amargo-
Chás=cavalinha,carqueja,chá verde,erva cidreira ,cabelo de milho (os diuréticos)
Cuidem-se!!!




quinta-feira, 16 de setembro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM- DESCANSO MUITA NATUREZA -ÁGUA DO ARAGUAIA


Vale da Lua em Alto Paraíso-Go


Fiquei um mês fora de casa, saudades senti sim é claro...mas  uma saudade boa!
Convivi nesse tempo com pessoas que gosto muito, que são amigas e que de certa forma me fizeram muito bem, e   essa convivência despertou em mim sentimentos muito bons que me deram impulsão na minha busca interna, é, tudo isso desperta o altruísmo, a vontade de trabalhar o lado melhor que tenho. 
Achei  uma experiência muito boa ficar longe  de casa sair da rotina. 
Pude olhar e perceber  a minha realidade com maior clareza , depois desse tempo ficou  mais fácil  harmonizar a vida. 
Penso que tudo isso abriu um leque de novas possibilidades, é verdade senti que minha alma ficou mais  leve, desapeguei um pouco mais das coisas que carrego todos os dias...
Obrigada às pessoas certas!!!
Fiz  no cerrado gosto muitas aventuras, estive no Tocantins,é  fui à  Novo Alegre uma cidadezinha onde faz um calor escaldante,(até  que estava fresco por lá) esse lugar tem uma natureza quase intacta, muitos Ipês coloridos, muita mutamba, muito pequi e outras delícias do cerrado. 
Na fauna tinha tatu, pássaros, borboletas e os bichos que não vi porque são mais selvagens. 
Lá é um lugar que ainda tem muita água limpa e fresca, onde  podemos beber e nadar, tem muita gente hospitaleira onde se come frango caipira, mandioca, carne de panela, bolinhos de polvilho e café com rapadura e se você  for mais ousado toma  um gole de cachaça fermentada no mesmo lugar...delicias do interior do Brasil...
Voltamos...agora já  é Goiás, Alto Paraíso(quase um paraíso mesmo) , estivemos na cidade que é  cheia de fascínio com seus duendes, silfos e ondinas ...alguns elementais desses  com certeza habitam aquela natureza exuberante de mil cachoeiras belas, seus vales como o da lua e as florestas de cerrado que infelizmente ficam expostas as ações inconsequentes do ser humano que provocam queimadas criminosas e destroem o meio ambiente.
Mas como  somos abençoados, ficamos no recanto do nosso amigo José e sua família sempre muito amáveis e hospitaleiros, despertando assim  mais uma vez os  bons sentimentos que com certeza, precisam naturalmente  fazer parte de nós.
Depois dessa energia boa,chegamos na capital ,Goiânia das pamonhas,das praças bem cuidadas,dos Shoppings cheios de moçada bonita...
Eu estava  em  um contexto diferente do meu habitual, lá conversei muito, ri muito, aprendi muito.
Surgiu então uma grande oportunidade, recebi um convite do meu irmão: vamos até a região do Araguaia , o famoso rio de Goiás, rio da  nossa infância, da minha mãe e  de todos nós é claro...
Saímos de viagem, o entusiasmo não cabia dentro de mim (é eu sou meio assim) as vezes pareço uma criança prestes a desvendar uma curiosidade, eu gosto disso, embora as vezes percebo e  tento me controlar.
Meu irmão,  Maurício Tovar é professor e jornalista e estava indo ao Araguaia para fazer uma reportagem na região e então nos convidou eu , Mariana a esposa dele(somos cunhadas e muito amigas) e meu sobrinho Rodrigo meu querido desde de garotinho, é  claro que  aceitamos na hora.
Viajamos e a expectativa era grande, tudo era novo,  a estrada , bem, talvez eu já tenha passado por ela ,mas com certeza já fazia muito tempo!
Seguimos com a viagem...
Fomos todo o trajeto conversando muito, e claro como era meio longe tivemos alguns contratempos como pneus que furaram, calor que era demais , mais  isto foram coisas insignificantes diante da preciosidade da oportunidade.
Chegamos ao local de noite, uma fazenda no município de Baliza-GO, uma belíssima fazenda, na beira do rio Araguaia,que lugar! que magia! que sensação gostosa de rever aquele rio que fez parte de minha vida mesmo antes de eu nascer (meu avô teve fazenda nas suas margens)...
Nos acomodamos em um rancho desses que as pessoas que conhecem esse lugar sabem fazer, o chão era areia fininha e fria , onde o melhor é ficar descalço, o rancho é aberto e seu telhado é  feito com folhas de coqueiros ou palmeiras,  plantas desse tipo...muito legal.
Compartilhamos o lugar com um pessoal de uma ONG que protege a natureza, eram conhecidos do meu irmão...
Fizemos nesse lugar  uma verdadeira expedição,lá  é uma reserva ambiental enorme, com fauna e flora grandiosas, conseguimos um guia da ONG  que nos acompanhou o Raimundo, que nos mostrou os belos lugares com muita alegria e boa vontade.
Fomos em uma cachoeira, caminhamos em trilhas de areia e regatos de água e pudemos ver rastros de onças, que nos dava a sensação de sermos
"os aventureiros"...bela cachoeira! água limpa no planeta ! muita água! que delícia! nadamos bastante e voltamos...
Perto do rancho, tinha quedas d'água, poços com águas cristalinas e logo mais abaixo o rio Araguaia correndo entre pedras se assemelhando ao Cânion Americano, mais bonito porque é nosso,é brasileiro...
Mais um dia nesse lugar encantado,acordamos e fomos conhecer a sede da fazenda,
" Fazenda do Encantado"que beleza!!!
Tudo muito organizado, tudo muito bonito, e sem deixar de ter o aspecto de  uma fazenda...a casa, as plantas , os locais de lazer: como a área que tem uma represa com espécies de peixes variados só para preservação, uma piscina de pedras com água natural e muito curioso, nesse jardim havia algumas estátuas de personagens conhecidos, pudemos identificar o mestre Buda, Mahatma Ghandi o grande libertador da Índia, Albert Einstein o físico, Santos Dumont e outros personagens bíblicos e da Grécia...havia também coqueiros altíssimos cheios de araras coloridas gritando,  muito fascinante...
De tarde tentamos uma pescaria na região, mas infelizmente não foi um sucesso, as águas não estavam em épocas boas para pesca.(Mosquitos tinha bastante,mas foram controlados com repelente).
Voltando para o rancho pudemos sentir a força da natureza naquele lugar,vimos :capivara, um veado,  uma raposa que correu na frente do carro,  uma jiboia que a minha cunhada...bom deixa pra lá outra hora eu conto! no rancho sempre se  via   um tatu e um jabuti se ir lá para se alimentarem ...Enfim a natureza  lá é bem presente e muito forte...
E com isso  nos sentimos muito vivos e retornamos mais atentos à trajetória da existência...
Enfim cansados,lá  dormíamos cedo e também no outro dia íamos  visitar o trono de DEUS , uma pedra que tem forma de um trono esculpida pelas forças das águas nas cheias do rio, um lugar lindíssimo mas de difícil acesso, enfim estávamos lá pra isso e guiados fomos.
Eram dois km de onde estávamos mas por cima das pedras, não tinha trilha,  (ops!!! tive momentos em que cheguei a me arrepender de ter ido)eram penhascos altos, subíamos e descíamos e eu sou baixinha, minhas pernas curtas ,ai ai!  pensei que não daria conta, mas fui e fiquei feliz comigo mesma de ter conseguido,  é lindo o lugar, majestoso mesmo!


Rio Araguaia entre paredões de pedra lembra  o  Canion Americano...





O pôr do Sol no Rio Araguaia




Onças  presentes na fauna da região da
                             Fazenda do Encantado- Baliza -Goiás








Ilhota da represa de preservação da Fazenda do Encantado em Baliza-Goiás


Depois disso tudo que vivenciei, fiquei em reflexão a respeito do tempo, é que em apenas um mês tive experiências que muitas pessoas tem em uma vida toda ou nem chega a ter, por isso penso que é importante estarmos atentos  a cada  oportunidade que temos e poder  virar um pouco o caleidoscópio de nossa vida para que possamos enxergar e ampliar as muitas possibilidades que podemos ter para cada vez mais SER....